parte 4
Qual a relação entre centro e periferia? A periferia mantém o centro? O centro mantém as pessoas como lixo na periferia? O lixo de uma cidade é criado pelo centro. A periferia lida com o lixo do centro. Por quê?

Se a periferia parar de lidar com o lixo-centro o que aconteceria? As pessoas que trabalham com o lixo dão a sustentação para a criação do centro? E se parassem de ocupar esse lugar?

A periferia nas nossas cidades são repletas dos considerados matáveis pelo poder público. Por quê?

O que essas pessoas “periféricas” trazem em si? O que elas representam? Por que elas teriam que ficar longe do centro? O que não queremos ver? Que espelho é esse que botamos para a periferia?

Mantê-las no lugar de matáveis mantém a subversão que elas comportam longe do centro? Que subversão seria essa?

O valor não está nos objetos. Incêndios não são somente catástrofes. Incêndios da vila podem ser recomeços. Por que essas pessoas não podem estar no centro? O que elas subvertem? Como seria um centro periferizado?
Entrevista Luciane - Remoção e vazio de pessoas
Ato Falho

As palavras podem ser apagadas
E apagadas
Apagada
Apagad
Apaga
Apag
Apa
Ap
A
Porém, a palavra apagada
Continua sentindo na pele
O gosto da borracha.

-
(Marcelo Martins Silva)
"Nossa ação muralista com a turminha da Vila Chocolatão, tomando de assalto as paredes das ruas mostrando a nossa visão das coisas. Seguimos em Luta pela nossa dignidade!!”
Contextualização do processo de retirada das famílias da Vila Chocolatão do Centro para a periferia de Porto Alegre em função da Copa 2014. Grafite feito durante os debates do processo de remoção das famílias da Vila Chocolatão do Centro para a periferia de Porto Alegre em função da Copa 2014.

Fonte: DAGE - Realização: Grupo de Assessoria Justiça Popular -- GAJUP, Associação dos Geógrafos Brasileiros e Setor de Assessoria Jurídica Universitária - SAJU - Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS