GT TRAUMA E MEMÓRIA COM VERA VITAL BRASIL
3 de julho de 2024

Desde 2019, o Museu das Memórias (𝘐𝘯)Possíveis promove o GRUPO DE TRABALHO “TRAUMA E MEMÓRIA: INTERLOCUÇÕES”. 

Neste ano de 2024, estaremos com uma série de eventos destinados a descomemorar os 60 anos do golpe empresarial-militar de 1964. 

Nossos encontros são todas as primeiras segundas-feiras de cada mês, às 21hs, no formato online. São atividades abertas e gratuitas mediante inscrição.

Em agosto temos a honra de receber Vera Vital Brasil, com a fala intitulada Testemunho. O que fazemos com o que fizeram conosco?

Biografia: Durante a ditadura, estudante de Farmácia e Bioquímica da UFRJ e em 1970 exilou-se no Chile. Ao voltar ao Brasil fez o curso de Psicologia na Universidade Gama Filho. 

– Psicóloga do Projeto Comunitário em Saúde Mental da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social; assessoria parlamentar nos anos oitenta. 

– Especialização em Teorias e Práticas Psicológicas em Instituições Públicas – Clínica Transdisciplinar, UFF, 1993-1994. 

– Servidora estadual aposentada do “Instituto de Assistência aos Servidores do Estado do Rio de Janeiro”, IASERJ, Secretaria Estadual de Saúde, 1991-2010. 

– Membro da “Equipe Clínico Grupal Tortura Nunca Mais/RJ”, do Grupo Tortura Nunca Mais do Rio de Janeiro, equipe responsável por projetos de atenção aos afetados pelo terror de Estado, apoio das Nações Unidas e Comissão Europeia, 1991-2010. 

– Coordenadora da “Equipe Clínico Política RJ”, no Projeto “Clínicas do Testemunho do RJ” da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, 1º Edital, para a atenção psicossocial a pessoas anistiadas e seus familiares, 2013-2015. 

– Membro da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia, 2014-2016. 

– Docente no “Seminario Latinoamericano de Violencias de Estado y Políticas de Reparación Integral”, Universidad de La Plata e Territorios Clínicos de la Memoria, Argentina, 2019, 2020, 2021. 

– Docente do Curso “Salud Mental en situaciones de violencia política y catástrofes: miradas desde América Latina y para América Latina”, organizado pela Universidad Complutense de Madrid e Grupo de Acción Comunitaria, GAC. Primeira Edição 2014. 

– Assessora Regional “Territórios Clínicos de la Memória” (TeCMe). 

– Membro do Coletivo RJ Memória Verdade Justiça Reparação, da Plenária Anistia Rio e do Coletivo Psicanalistas Unidos pela Democracia.

___ 

Quando?
5/08/2024 | 21h
Evento Online
Inscrições: appoa@appoa.org.br