Desde 2019, o Museu das Memórias (𝘐𝘯)Possíveis promove o GRUPO DE TRABALHO “TRAUMA E MEMÓRIA: INTERLOCUÇÕES”.
Neste ano de 2024, estaremos com uma série de eventos destinados a descomemorar os 60 anos do golpe empresarial-militar de 1964.
Em outubro temos a honra de exibir, presencialmente, o documentário “Jango no Exílio” de Pedro Isaias Lucas. Uma jornada pelos doze anos intensos de exílio do ex-presidente João Goulart no Uruguai e na Argentina com imagens nunca antes vistas, entrevistas exclusivas e uma narrativa envolvente.
Pedro Isaias Lucas é um cineasta brasileiro com formação em Artes Cênicas e Pós-Doutorado em Cinema pela Universidade Paris Nanterre.
Ele se destaca como diretor, roteirista, diretor de fotografia e montador cinematográfico.
Seus trabalhos incluem o documentário de longa-metragem “Argus Montenegro & A Instabilidade do Tempo Forte” (2012), os documentários de média-metragem “Um Olhar Instante” (2016) e “Uma Certa Felicidade” (2017), e os curta-metragens “Raízes do Teatro” (2014), “O Veneno do Escorpião” (2015), “Paradoxo Getúlio” (2020) e “Do que é Feito O Caminho” (2021).
Em relação ao documentário “JANGO NO EXÍLIO”, Pedro Isaias Lucas afirmou: “Esse não é um filme sobre o golpe nem sobre a morte de João Goulart. É um filme sobre o exílio. Fui buscar no exílio o lado humano de Jango, que viveu como um estrangeiro tanto no Uruguai como na Argentina. É uma tentativa de fazer com que uma parcela da população possa repensar sua relação com o trabalhismo a partir da visão de Jango”.
O que: Exibição do documentário Jango no Exílio e conversa com o diretor Pedro Isaias Lucas
Quando: 04/10/2024
Hora: 19hs
Onde: Sede da APPOA (Rua Faria Santos, 258 – Petrópolis – Porto Alegre)
Evento Presencial sem inscrição
Assista aqui o trailer oficial