GT Trauma e Memória com Rafael Braz
28 de agosto de 2025

O Museu das Memórias (𝘐𝘯)Possíveis promove o GRUPO DE TRABALHO “TRAUMA E MEMÓRIA: INTERLOCUÇÕES”. E, neste ano de 2025, vamos nos debruçar sobre o tema das deficiências. Para trabalharmos este tema tão complexo, pensamos ser importante formularmos algumas questões fundamentais.

Nossa cultura está preparada para acolher aqueles sujeitos que não se enquadram em determinados parâmetros? Como acolhemos as deficiências na nossa sociedade? O que significa “incluir” alguém? Incluímos na diferença ou tentamos achatá-la/suprimí-la? Almejamos a “normalização”? Estamos sabendo escutar os sujeitos não somente na sua deficiência, mas nas suas singularidades? Qual é a imagem que esses sujeitos têm de si mesmos? Como se vêem e como são vistos? O que temos a aprender com as deficiências?

Os encontros são virtuais, nas primeiras segundas-feiras de cada mês, às 21hs e gratuitos (mediante inscrição).

O próximo encontro acontecerá dia 06 de outubro, às 21hs. E teremos a honra de receber Rafael Braz. com a fala intitulada “Acessibilidades: diferentes caminhos e olhares”.

06/10/2025 | 21h
Evento Online
Inscrições: appoa@appoa.org.br

Bio: Rafael Braz é psicólogo, psicanalista, audiodescritor-consultor e formador de audiodescritores. É membro do Instituto Wilfred Bion. Especialista em Neurociência pela Universidade La Salle e Especialista em Audiodescrição (pós-graduação pela PUC Minas). É sócio na Mil Palavras Acessibilidade Cultural. Desde 2016, atua na produção de audiodescrição para filmes, séries, teatro, dança, shows musicais e exposições museológicas. Ministra cursos e oficinas sobre audiodescrição e acessibilidade cultural e atitudinal. Já acessibilizou mais de 500 produções, compondo equipes com diferentes profissionais da audiodescrição no Brasil e em Portugal. Dentre os diversos trabalhos em acessibilidade, destacam-se as produções de audiodescrição para curtas e longa-metragens, entre 2016 e 2025, para sete edições do Festival de Cinema de Gramado, bem como a produção de audiodescrição para mais de 30 espetáculos teatrais, entre 2023 e 2025, para os festivais Porto Verão Alegre e Porto Alegre em Cena.