GT Trauma e Memória: interlocuções com Gerson Smiech Pinho
O Museu das Memórias (𝘐𝘯)Possíveis promove o GRUPO DE TRABALHO “TRAUMA E MEMÓRIA: INTERLOCUÇÕES”. E, neste ano de 2025, vamos nos debruçar sobre o tema das deficiências. Para trabalharmos este tema tão complexo, pensamos ser importante formularmos algumas questões fundamentais.
Nossa cultura está preparada para acolher aqueles sujeitos que não se enquadram em determinados parâmetros? Como acolhemos as deficiências na nossa sociedade? O que significa “incluir” alguém? Incluímos na diferença ou tentamos achatá-la/suprimí-la? Almejamos a “normalização”? Estamos sabendo escutar os sujeitos não somente na sua deficiência, mas nas suas singularidades? Qual é a imagem que esses sujeitos têm de si mesmos? Como se vêem e como são vistos? O que temos a aprender com as deficiências?
Os encontros são virtuais, nas primeiras segundas-feiras de cada mês, às 21hs e gratuitos (mediante inscrição).
O próximo encontro acontecerá dia 04 de agosto, às 21hs. E teremos a honra de receber Gerson Smiech Pinho, com a fala intitulada “Inclusão, diversidade, diferença”.
04/08/2025 | 21h
Evento Online
Inscrições: appoa@appoa.org.br
Bio:
Gerson Smiech Pinho, psicanalista e psicólogo, membro da APPOA e da equipe do Centro Lydia Coriat; mestre e doutor em psicologia social e institucional pela UFRGS
Gravação do evento disponível no Canal do Youtube: https://youtu.be/cqSN4ZzlLBQ